Monday, April 30, 2007

Sintomas de um cancro da mama

Para um diagnóstico precoce, com vista a um tratamento eficaz do cancro da Mama, é necessário que a mulher/homem estejam atenta a todas as modificações que ocorrem no seu corpo, nomeadamente na sua zona mamária. É com a observação de qualquer alteração no funcionamento geral do organismo que um diagnóstico começa. Assim, o cancro, como outras doenças, apresenta diversos sintomas, aos quais o indivíduo deve estar atento:





- Qualquer alteração na mama ou no mamilo, quer no aspecto quer na palpação;
- Secreção ou perda de líquido pelo mamilo, podendo ou não ser sangue;
- Sensibilidade no mamilo;





Uma dor persistente, que não desaparece, mesmo após a toma de analgésicos, tanto durante como após o período menstrual, é um sintoma importante para o diagnóstico deste tipo de cancro.





- Retracção da pele da mama ou do mamilo (figura ao lado) ;
- Inchaço significativo da pele da mama;
- Pele da mama com aspecto escamoso ou vermelho;
- Existência de um sinal que se altera;
- Aparecimento de um nódulo ou dureza anormal no corpo, principalmente nas axilas;
- Cicatrização díficil de uma ferida

O surgimento de um nódulo ou úlcera em alguma zona do organismo, assim como a persistência de uma ferida na pele ou na boca, que não cicatriza, é motivo para se suspeitar de um cancro.


Todos este sintomas devem ser tomados em conta pela mulher (ou homem), podendo, assim, fazer-se um diagnóstico precoce que evitará o avanço do cancro, podendo este ser tratado, uma vez que quanto mais cedo, mais eficazes e menos agressivos são os tratamentos.

No comments: