O cancro do cólon caracteriza-se por ter um desenvolvimento lento e levar muito tempo a determinar o aparecimento de quaisquer sintomas. Quando surgem as queixas o tumor já se encontra, frequentemente, num estádio avançado, limitando as possibilidades de intervenção terapêutica com intenção de cura. Os sintomas dependem do tipo de tumor, da sua localização e extensão. Dependo da localização do tumor tem-se:
- O cólon direito/ascendente tem um grande diâmetro e contém fezes líquidas. Um tumor no cólon direito raramente causa obstrução intestinal, podendo atingir uma dimensão que seja perceptível até na palpação abdominal. Para cancro localizados no cólon direito há, geralmente, queixas de cansaço e fraqueza, decorrentes da anemia que geralmente acompanha este tipo de tumor e alteração dos hábitos intestinais, que se caracterizam por períodos de obstipação alternados com diarreia.
- O cólon esquerdo/descendente tem um diâmetro menor e contém fezes sólidas. Um tumor no cólon esquerdo condiciona, geralmente, obstrução intestinal precoce, hemorragias e dor com carácter esporádico e forte que se sente na parte inferior esquerda do abdómen.
- No cancro do recto, o sintoma mais frequente é a hemorragia no decorrer de uma evacuação, ou seja perda de sangue e por vezes de muco. São comuns as queixas de perda de peso, dor e desconforto na zona do estômago e a sensação de defecação incompleta.
Tuesday, April 10, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment