Saturday, April 28, 2007

Prevenção do cancro da mama

Uma vez que as causas do cancro da Mama são, ainda, desconhecidas/incertas a prevenção é muito limitada. Desta forma, a prevenção é centrada nos factores modificáveis, tais como adoptar estilos de vida saudáveis, actividade física regular, adoptar uma alimentação saudável e restringir o mais possível o consumo de álcool e de tabaco. Fazer exames regularmente (exames periódicos) é, também, um comportamento muito importante para a prevenção do cancro da Mama pois, embora não previna, ajuda a que o cancro possa ser detectado precocemente, o que leva a que o tratamento possa ser melhor sucedido.
A prevenção do cancro da Mama, assim como qualquer outro tipo de cancro, tem como principais objectivos a diminuição da incidência desta doença, uma vez que cerca de 75-80% dos cancros podem atribuir-se a factores externos que, de forma geral, a pessoa pode modificar e portanto diminuir o risco de desenvolvimento de um cancro; e a diminuição da mortalidade que esta causa pois caso haja uma detecção precoce de um cancro este pode ser curado, visto estar numa inicial.
Assim, as principais medidas de prevenção estão relacionadas com os factores de risco modificáveis, ou seja, aqueles que estão relacionados com o estilos e vida de cada um, e que podem ser mudados para que não se corra nenhum risco de vir a padecer de cancro da Mama.

Além destas medidas preventivas, existem ainda outras para as quais é necessário um acompanhamento médico e uma reflexão acerca de muitos tratamentos de prevenção, por vezes radicais e definitivos.

• Prevenção cirúrgica

A prevenção cirúrgica é, actualmente, a abordagem mais eficaz para prevenir o cancro da mama nas mulheres com mutações BRCA1 e 2. A ooforectomia profiláctica (remoção dos ovários) diminui o risco de cancro da mama em 50%. Nas mulheres que considerem esta opção, ela deve ser recomendada após a mulher ter constituído a sua família e, idealmente, deve ser realizada entre os 35-40 anos. Com a remoção dos ovários, principal fonte de estrogénios na mulher, provoca-se uma menopausa precoce com o risco de problemas para esta como disfunção sexual e osteoporose. Contudo, esta remoção vai fazer com que o risco de cancro da mama diminua, uma vez que os estrogénios, relacionados com o aumento de cancro da mama, estão em menor quantidade.
A mastectomia profiláctica reduz o risco de cancro da mama numa mulher com mutação BRCA1/2. A diminuição de risco está directamente relacionada com a quantidade de tecido mamário que se remove, embora os resultados estéticos sejam, classicamente, melhores com a cirurgia denominada masmectomia (em que se preserva a pele e o mamilo mas em que pode restar até 20% de tecido mamário). O esforço actual centra-se no desenvolvimento de técnicas cirúrgicas capazes de remover a maior quantidade possível de tecido mamário, desenvolvendo simultaneamente metodologias de reconstrução com resultados estéticos favoráveis.

Quimioprevenção

A existência de um fármaco capaz de prevenir o cancro da mama e do ovário pode oferecer uma alternativa à prevenção cirúrgica. O fármaco tamoxifeno é eficaz na prevenção do cancro da mama em mulheres de médio risco. No entanto, o seu papel na prevenção do cancro da mama nas mulheres com mutações no gene BRCA1/2 não está completamente esclarecido.

No comments: