Wednesday, April 4, 2007

Cães podem ajudar no diagnóstico precoce do cancro

O faro apurado dos cães é capaz de identificar precocemente, através da respiração das pessoas, casos de Cancro da Mama e do Pulmão, sugere um novo estudo publicado na revista médica "Integrative Cancer Therapies".
Os resultados do estudo mostram que, após um simples treino, os animais de estimação podem detectar casos iniciais dos dois tipos de cancro ao farejarem o ar respirado pelos pacientes. “Já tínhamos ouvido relatos, que não eram levados a sério, de que os cães seriam capazes de sentir o cheiro do Cancro no ar, mas até agora ninguém tinha realizado um estudo sobre o assunto”, comentou o autor do estudo, Michael McCulloch, da Pine Street Foundation, na Califórnia.
Os cientistas observaram que as células cancerígenas libertam moléculas diferentes das libertadas pelas células saudáveis. Essa diferença pode ser percebida pelo sentido olfactivo apurado dos cães. Participaram no estudo cinco cães: três labradores e dois cães d' água portugueses, que receberam treino de um instrutor profissional. Os animais farejaram amostras do ar exalado por 55 pacientes com Cancro do Pulmão, por 31 com Cancro da Mama e por 83 pessoas saudáveis. Nem os animais, nem os investigadores sabiam de quem era cada amostra. Os animais foram capazes de distinguir o ar exalado pelos pacientes com Cancro, do ar expirado pelas pessoas saudáveis em 90% dos casos. Os cães também foram capazes de detectar os dois tipos de Cancro analisados ainda num estádio muito inicial da doença. Os investigadores estão agora a planear fazer novos estudos sobre a composição do ar respirado pelos pacientes com Cancro para tentar desenvolver aparelhos electrónicos que actuem como os cães.


In Integrative Cancer Therapies, 7 de Dezembro de 2006

No comments: