Sunday, April 8, 2007

Prevenção do cancro do cólon

Quanto à prevenção dos cancros do aparelho digestivo pouco ou nada se pode fazer, sendo o cancro do cólon e do recto uma excepção. Assim, são várias as atitudes e tratamentos que são fundamentais para que não se dê o aparecimento de um cancro deste tipo. A prevenção do cancro cólorrectal inicia-se sobretudo com a modificação dos estilos de vida, sendo receitado um consumo moderado de álcool e a abstinência de fumar, comuns a muitos cancros.

ALIMENTAÇÃO E CANCRO DO CÓLON










O estudo de relações entre alimentação e cancro é uma das áreas mais desafiantes das ciências da nutrição e alimentação que se tem desenvolvido ao longo dos tempos. As causas ambientais são hoje consideradas como determinantes de grande parte de cancros e, entre elas, o modo de comer é relevante. O cancro, bem como outras doenças degenerativas, evidencia uma forte relação com a mudança dos estilos de vida e dos hábitos alimentares que vem sido implantados nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento. Estudos feitos recentemente (divulgados na Conferência Multifactoriedade genética e ambiental no cancro familiar: implicações na prevenção e no diagnóstico precoce) revelam que a taxa de cancro do cólon nos países desenvolvidos, onde se adere cada vez mais ao fast-food e outras comidas ricas em gorduras, é muito superior à taxa do mesmo nos países menos desenvolvidos em que a nutrição é um problema, mas cujos alimentos não tornam os seus habitantes predispostos a um cancro do cólon.
A alimentação é, portanto, um dos factores a ter em conta na prevenção do cancro do cólon. Assim, muitos médicos oncológicos recomendam uma modificação na dieta dos seus pacientes, principalmente nos doentes que apresentam maior predisposição para desenvolver cancro do cólon, sendo adeptos da chamada dieta mediterrânica. Esta, praticada pelos nossos avós na Bacia do Mediterrâneo, com elevado consumo de hortaliças, cereais, frutos secos e leguminosas secas, utilizando o azeite em vez de outras gorduras, temperando com alho, limão e ervas aromática em vez de sal e com baixo consumo de carne vermelha, é uma alimentação rica em fibra, saudável, que proporciona uma boa qualidade de vida e uma baixa incidência de cancro do cólon.
As fibras solúveis (sobretudo da fruta e dos vegetais com grande capacidade para fixarem água) ou insolúveis (sobretudo dos cereais ), quer fermentáveis pelas bactérias dando origem a ácidos gordos que são benéficos para as células do cólon quer não fermentáveis e excretadas intactas, contribuindo para o aumento da massa fecal, previnem várias patologias (hipercolesterolémia, diabetes, obstipação, divertículose do cólon, cancro do cólon...) sendo fundamental aumentar o seu consumo no mundo que se deixou seduzir pelo fast-food.
Como conclusão é importante ter em conta a alimentação efectuada por todos, com vista a uma prevenção de doenças relacionadas com o aparelho digestivo, como é o cancro do cólon. É por isso necessário, aumentar o consumo de certos produtos como os que se apresentam na seguinte tabela:

Pacientes predispostos (Factores de risco)

São estes que devem ter um maior cuidado com a prevenção do cancro do cólon. Aqueles que apresentam factores considerados de risco (referidos anteriormente em Causas do Cancro do Cólon) para desenvolver um cancro deste tipo devem fazer todos os exames (diagnóstico) propostos pelo médico e estarem atentos a qualquer tipo de sintoma que possa caracterizar um cancro colorrectal.
Nestes casos, onde os indivíduos estão predispostos a formar pólipos e , por isso, a probabilidade de desenvolverem um cancro do cólon é grande é proposto pelos médicos uma colectomia preventiva, uma cirurgia que consiste na remoção da totalidade ou de parte do intestino grosso, ligando-se, depois o intestino delgado ao ânus. Também os pacientes cujo teste genético não tenha sido positivo, isto é, não sejam considerados de risco para desenvolver este tipo de cancro, podem recorrer a este tipo de prevenção.
Estas pessoas, e não só, também as que não são de risco, devem fazer as sua prevenção baseando-se nos conselhos dados pelos médicos especialistas, os gastrenterologista.
São muitos os estudos que se têm vindo a realizar para a descoberta de métodos eficazes para a prevenção do cancro do cólon. Estudos recentes concluíram que o uso regular de pequenas doses de aspirinas ou certos anti-inflamatórios, como por exemplo o sulindac, podem reduzir a formação de pólipos no intestino grosso, diminuindo, assim, a incidência de cancro do cólon.
É importante referir, mais uma vez, que a prevenção é o método mais eficaz para que não se desenvolva um cancro do cólon, sendo, por isso necessário estar atento a todos os sintomas e alterações do organismo (prevenção primária), bem como fazer um diagnóstico o mais precoce possível para evitar um evolução fatal do tumor.

No comments: