Thursday, April 26, 2007

Consequências emocionais do diagnostico e tratamento

O aparecimento de cancro da mama na vida de uma mulher acarreta efeitos traumáticos, para além da própria doença. A mulher pode deparar-se com a perda de um órgão altamente investido de representações, assim como o medo de ter uma doença sem cura, repleta de sofrimentos e dúvidas.
A partir do diagnóstico confirmado, o paciente vê a sua vida tomar um rumo que nunca pensou que iria tomar, já que o cancro pode acarretar significativas mudanças ao nível pessoal/familiar e profissional.
Desta forma, acaba por trazer implicações no seu quotidiano e nas relações com as pessoas do seu contexto social.
Os familiares devem estar presentes de forma activa, aceitando a doença e assumindo papéis que não foram escolhidos mas sim impostos pela fatalidade do adoecimento, interrompendo planos ideias, e perspectivas futuras. Essa adaptação deve mudar de acordo com o avanço ou recuo da doença.
Mas por outro lado, o paciente saber que tem uma doença sem causa definida trás ainda mais culpa e angústia. Conseguir interiorizar os passos seguintes da doença é bastante doloroso, uma vez que os tratamentos que são necessários implicam muitas vezes mutilações, náuseas, vómitos, alopecia (queda de cabelo), além de alterações sexuais e reprodutivas como a menopausa precoce.
Há oito preocupações que são demonstradas por pacientes que viveram doenças crónicas que ilustram claramente os maiores problemas trazidos também pelas mulheres com cancro da mama, que são:
1. Perda do controlo sobre a vida
2. Mudanças na auto-imagem
3. Medo da dependência
4. Estigmas (cicatrizes permanentes)
5. Medo do abandono
6. Raiva
7. Isolamento
8. Morte

Diversas pesquisas relevam também que a ansiedade e a depressão estão entre os problemas psicológicos mais frequentes entre os pacientes com cancro. 20-30% das pacientes com cancro da mama têm ansiedade, depressão e baixa auto-estima nalgum momento após o diagnóstico, podendo verificar-se também após o conhecimento do diagnóstico e até mesmo após o tratamento.
Há também factores que podem estar associados com a ansiedade e depressão durante o cancro da mama. Esses factores são: variáveis demográficas, idade, nível educacional, estágio da doença, temperamento (pessimista ou optimista), respostas ao stress, estratégias de confrontação com a doença e o sentimento de culpa.
Pode considerar-se que o grau de depressão está directamente relacionado com a malignidade do tumor. Desta forma, só a suspeita de ter cancro pode trazer abalos significativos na vida de uma mulher. Mas a depressão pode não ser detectada pelo facto de que muitos dos seus sintomas, como falta de apetite e pouca energia podem estar associados aos efeitos dos próprios tratamentos ou às consequências do próprio cancro.
Em especial destaque há que considerar que quanto maior for a mutilação, mais traumático será o seu efeito. Neste caso, a mulher mastectomizada sofre sequelas maiores, já que vivência alterações significativas na sua imagem corporal. Um medo muito frequente entre as pacientes mastectomizadas é o de não ser mais atraente sexualmente. Desta forma, a presença do companheiro na reestruturação da sua integridade é fundamental.
Perante estas alterações psicológicas é, também, necessário a intervenção psicológica de um profissional junto da doente. O seu principal papel é o bem-estar da paciente contribuindo, assim, para uma boa qualidade de vida.

No comments: