A evolução do cancro do cólon dá-se ao longo de quatro fases, a partir do aparecimento de pequenos agregados celulares, que surgem no revestimento interno do intestino grosso, designados por pólipos adenomatosos. A sobrevivência dos doentes com cancro do cólon depende muitas vezes do estado de evolução do tumor. Assim, as quatro fases do cancro do cólon são:
Estádio A – a sobrevivência do doente quando o seu tumor se encontra neste estádio é de 90 a 100%. Nesta fase é possível verificar que as células malignas se dividem ao longo da mucosa intestinal, contudo, limitadas apenas a esta.
Estádio B – nesta fase de cancro do cólon, o tumor infiltra toda a parede intestinal, não se verificando a invasão dos gânglios linfáticos próximos deste órgão. O doente tem uma taxa de sobrevivência de 55 a 85% quando o tumor é diagnosticado neste estádio
Estádio C – a sobrevivência dos doentes para o qual o seu tumor é diagnosticado neste estado é estimada entre 10 a 50%. Esta fase caracteriza-se por haver a invasão das células malignas aos gânglios linfáticos existentes na proximidade do intestino.
Estádio D – também chamado o estádio da doença metástica, pode-se verificar a metastização das células malignas, que como já foi referido anteriormente, pode atingir órgãos como o fígado (o mais frequente) e pulmões. A sobrevivência para os doentes cujo tumor se encontra neste estádio é de 6 a 12 meses.
Assim, é possível verificar que o estádio do tumor esta directamente relacionado com a taxa de sobrevivência dos doentes, sendo por isso, de referir novamente o quão importante é um diagnostico precoce para que os cancros sejam “travados” nos estádios iniciais A ou B cuja percentagem de cura ultrapassa os 50%.
Wednesday, April 11, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment