Friday, April 13, 2007

Estrutura normal do cólon

O sistema digestivo dos humanos é constituído por diversos componentes dos quais os intestinos, grosso e delgado. Assim, o cólon é uma das porções do intestino grosso, a par com o recto, e nele que pode aparecer um tumor maligno.
O cólon é constituído por quatro partes: o cólon ascendente (ou direito), o transverso, o descendente (ou esquerdo) e o sigmóide.
cólon direito
sigmóideO cólon é um tubo muscular com um revestimento mucoso interno lubrificado. A camada mais externa, chamada camada serosa, é uma membrana resistente e fibrosa com uma superfície exterior lisa. Esta membrana protege o cólon de lesões quando os movimentos intestinais o pressionam contra a parede abdominal.
Outra camada, também constituinte do cólon, é de origem muscular, sendo constituída por três faixas que têm como principal função ajudar na passagem do conteúdo intestinal ao longo do cólon. Por dentro desta camada muscular encontra-se uma terceira camada, a submucosa, composta por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e vasos linfáticos. A camada mais interior é a mucosa, que contém numerosas glândulas tubulares, produtoras de mucos que auxiliam na passagem do material digerido ao longo do cólon.
Uma das principais diferenças entre o cólon (e o resto do intestino grosso) e o intestino delgado é o facto de um primeiro não possuir vilosidades intestinais na sua mucosa, destinadas a uma maior absorção dos nutrientes.
As principais funções do cólon são absorver água, bem como uma pequena quantidade de sais minerais, do material digerido e concentrar os resíduos não digeríveis para expulsá-los sob a forma de fezes.

No comments: