Wednesday, April 18, 2007

Diagnóstico do cancro da próstata

O cancro da prostata cresce lentamente e os sintomas só aparecem numa fase já avançada da doença, por isso é tão importante o diagnostico. Tem-se diagnosticado cada vez mais cancros numa fase inicial, o que tem permitido a sua cura. Utilizam.se quatro tipos de exames para o diagnostico:

Toque rectal

O medico introduz o dedo no recto do individuo para detectar alterações na prostata, como nódulos, rogusidades e outras alterações na consistência.





PSA (Prostate Specific Antigen)


O PSA é um antigénio produzido pela prostata. Este teste requer uma analise ao sangue que detecta os níveis desse antigénio. Normalmente está a 4.0 nanogramas por milímetro, qualquer alteração deste valor pode ser indicio de cancro da prostata. Também o adenoma da prostata faz subir este valor.
Este exame, embora não tenha uma especificidade absoluta, tem sido nos últimos anos um precioso auxiliar na detecção desta doença.



(clique para ficar maior)


Ecografia prostática



É um exame feito a partir de ultra sons que permite obsevar a textura e forma da prostata, assim como se existe algum tipo de anormalidade no seu interior ou a existência da cápsula protectora. É normalmente feito por via rectal por introdução de uma sonda.
No caso de se verificarem existir aspectos suspeitos, o passo seguinte é normalmente a execução de uma biopsia prostática.


Biopsia prostática


Trata-se de um exame em que com o auxilio de uma agulha especila é feita a recolha de um pedaço da prostata suspeito de ter cancro.A agulha e guiada por um aparelho ecografico e a amostra tirada é analisada num laboratório de anatomopatologia que ira definir o diagnostico.

No comments: