Mediante a idade do doente, a evolução do cancro e a situação de clínica geral são considerados vários tipos de tratamento, alguns associados entre si. É a equipa médica que decide qual o tratamento mais viável, que varia para cada caso particular. Graças a vigilância e à detecção precoce de cancros e também à evolução médica, têm-se verificado cada vez mais casos de cura total.
Fundamentalmente, utilizam-se quatro métodos de terapêutica:
- Cirurgia, em que se faz a remoção do cancro.
- Radioterapia, em que se sujeitam as células cancerosas a uma radiação intensa e dirigida para destrui-las. Inclui dois tipos:
- Radioterapia externa: aplicação de radiações a partir de uma fonte externa (é a radioterapia mais utilizada na generalidade das situações, que não o cancro da Próstata);
- Braquiterapia ou “sementes” como muitas vezes são designados pequenos fragmentos de material emissor de radiações que são colocados na Próstata
- Crioterapia, em que se provoca o congelamento da Próstata para destruir o cancro e provocar a sua saída pelas vias naturais.
- Tratamento hormonal, em que o doente toma uma combinação de hormonas destinadas a parar o crescimento das células cancerosas.
Estes tratamentos têm riscos, que devem ser ponderados pelo médico e discutidos com o paciente.
Tuesday, April 17, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment