Thursday, April 19, 2007

Doenças benignas da próstata

Nem todas as doenças relacionadas com a prostata são cancro. Existem várias doenças benignas que têm os sintomas idênticos ao cancro do mesmo órgão.

Infecção ou prostatite: infecção da glândula, em que os sintomas são grande dificuldade em urinar com ardor ou dor, febre e queda do estado geral. É, frequentemente, o primeiro sinal de doença na prostata.

Hipertrofia benigna da próstata (HBP): Surge a partir dos 50 anos. È uma doença prostatica benigna que tem como sintomas a diminuição do acto de urinar e do jacto urinário. Dificuldade em iniciar o acto miccional podendo chegar à retenção urinaria.
Felizmente, na maioria dos casos o aumento de volume da prostata não é uma situação grave e maligna, mas outra doença caratcteristica dos mesmos sintomas do cancro da prostata, como as referidas anteriormente.

Felizmente, na maioria dos casos o aumento de volume da prostata não é uma situação grave e maligna, mas outra doença caratcteristica dos mesmos sintomas do cancro da prostata, como as referidas anteriormente
Á medida que a idade do homem avança, e principalmente a partir doa 40 anos, é normal aumento do volume da prostata, que pode ser acompanhada por sintomas, mas o frequente é não aparecerem.
O aumento de volume desta glândula faz que haja um apertar da uretra, canal por onde corre a urina, causando assim a dificuldade em urinar, já referida. Por isso um dos sintomas é a necessidade de urinar mesmo quando há uma quantidade pouco significativa de urina.


Sintomas mais frequentes da HBP

- Jacto urinário com pouca força ou mesmo com interrupções.
- Dificuldade em iniciar o acto de urinar.
- Urgência em urinar com dificuldade em conter a urina.
- Urinar mais vezes, sobretudo durante a noite.

O tamanho da prostata não esta sempre relacionada com o aparecimento de sintomas. Existem homens com a prostata pouco aumentada e que apresentam sintomas, existindo também a situação inversa.

Evolução da doença

Uma HBP grave e não tratada pode ter graves consequências: Pode dificultar a cura e controle da doença bem como lesar órgãos relacionados, como rins e bexiga.

Diagnóstico da HBP

O diagnóstico desta doença é idêntico, ao realizado para um Cancro da Próstata, e será posteriormente referido.


Tratamento da HBP

Pode existir risco de haver cancro da prostata, por isso e vantajoso fazer o diagnostico frequentemente. Se não houver esse risco deve fazer-se a medicação especifica da doença.

Em casos em que a situação se agrava, utilizam-se antibióticos para combater infecções da bexiga, que aparecem frequentemente nestes casos. Como há um aumento de volume, utilizam-se medicamentos para atenuar e para baixar esse volume.

Quando os medicamentos não fazem efeito, recorre-se à cirurgia, na qual se utilizam métodos de excisão total ou parcial da prostata

No comments: