Monday, April 2, 2007

Ácido fólico pode ter relação com o cancro da mama

As conclusões de um estudo científico realizado por especialistas britânicos sugere que o ácido fólico pode vir a ser responsável pelo aumento do risco de cancro da mama. Esta nova investigação pode colocar em causa um dos mais antigos suplementos tomados pelas mulheres, antes e durante a gravidez.
O ácido fólico é normalmente tomado quando a mulher prepara uma gravidez e ao longo dos primeiros meses de gestação. Trata-se de uma vitamina do complexo B que previne as mal-formações no chamado tubo neural. Estudos recentes indicam que o consumo das doses recomendadas desta vitamina, antes e durante a gravidez, reduz o risco de nascerem bebés com deficiências ao nível da coluna vertebral e do cérebro.

O estudo realizado pela equipa de investigadores de Aberdeen e Bristol não é ainda conclusivo, mas a partir da análise do universo estudado, o ácido fólico pode ter uma relação directa com o aumento da incidência de cancro da mama. Neste novo estudo foram acompanhadas 3 mil mulheres que tomaram o suplemento de ácido fólico na década de 60. De acordo com a versão online do britânico "The Independent", as mulheres às quais foi aconselhado tomar uma dose de 5 mgs por dia deste complemento, têm duas vezes mais probabilidades de desenvolver cancro da mama. Destas, as que se incluem na faixa etária acima dos 35 anos possuem cerca de 20 por cento de probabilidades de morrem vítimas desta doença.

Ainda assim, os especialistas alertam que esta descoberta necessita de futuras revisões científicas e recomendam para que as mulheres que pretendem engravidar não se privem de tomar os suplementos de ácido fólico conforme recomendados.

No comments: