Tuesday, May 1, 2007

Evolução de um cancro da mama

O cancro da Mama desenvolve-se ao longo de 5 estádios/fases após o seu surgimento no tecido mamário. É importante referir que durante os primeiros tempos da evolução de um cancro os sintomas pelos quais é conhecido um cancro mamário não se revelam, pelo que é muito complicada uma detecção muito precoce desta doença, razão pela qual muitos cancros da Mama são diagnosticados tardiamente, o que dificulta a recuperação do doente. O conhecimento do estádio em que se encontra o tumor é deveras importante, uma vez que será possível ao médico planear o tratamento mais adequado. Assim, as diferentes fases da evolução deste tipo de cancro são:

Estádio O - Nesta fase, as células tumorais desenvolvem-se descontroladamente, contudo, não têm um carácter invasivo, ou seja, não atingem outros tecidos, localizando-se unicamente no interior dos ductos mamários. Este estádio 0 corresponde ao carcinoma ductal in – situ.

Estádio I – Aquando desta fase o tumor tem uma dimensão até 2 cm e tem a forma de um caroço, continuando com um carácter não invasivo, uma vez que não há evidência de que as células neoplásicas tenham atingido tecidos próximos.

Estádio II - Durante este estádio de evolução podem ocorrer várias situações como o tumor continuar a ser inferior a 2 cm estendendo-se aos gânglios da axila, entendendo-se por gânglios uma dilatação que ocorre num determinado local de um vaso linfático. Outra situação que poderá ocorrer é o nódulo crescer, mas sem ultrapassar 5 cm, tendo 50% de hipóteses de atingir os gânglios axilares. Além disso, poderá acontecer que o tumor atinja uma dimensão superior a 5 cm, contudo, não desenvolve metastização isto é não se alastra a outros tecidos próximos ou distantes da fonte do tumor maligno.

Estádio III - No decorrer desta fase há duas possibilidades acerca do ponto de situação da evolução do tumor. Este poderá ter mais de 5 cm, tendo já atingido os órgãos adjacentes à glândula mamária bem como os seus tecidos e gânglios linfáticos. Os tecidos/gânglios linfáticos em que a invasão das células neoplásicas neste estádio é mais frequente são os das axilas, pelo facto de serem os que se encontram mais próximo deste órgão.

Estádio IV – Nesta última e bastante avançada fase, as células tumorais apresentam extensão a outros tecidos e órgãos do corpo, proliferando em alguns deles, ocorrendo, assim a metastização. Normalmente estas metástases são distantes, isto é, as células neoplásicas chegam a atingir órgãos muito distantes da fonte do tumor, como o fígado, ossos, pulmão e pele.

No comments: