Friday, May 11, 2007

Tipos de Cancro

Incidindo-se este trabalho nas neoplasias malignas, importa dividir os vários tipos de cancro. São eles:

Sarcoma – É o nome pelo qual se designam os cancros que afectam as células epiteliais do corpo (como a pele, glândulas mucosas). Este tipo de cancro representa cerca de 80% de todos os cancros.
Carcinoma - Este tipo de cancro dá-se em tecidos como ossos, ligamentos e músculos, tecidos conjuntivos/ligação
Leucemia - Este cancro localiza-se no sangue com um aumento considerável dos glóbulos brancos, nomeadamente os leucócitos. Caracteriza-se também por não existir o tumor propriamente dito uma vez que este cancro se localiza no sangue.
Linfoma – À semelhança da leucemia, o linfoma também se caracteriza por ser um crescimento anormal de glóbulos brancos, mas neste caso dos linfócitos que se encontram no sistema linfático (é um sistema paralelo ao sistema circulatório, sendo um sistema imunitário do organismo, constituído por 99% de glóbulos brancos – linfócitos-, não tendo na sua constituição glóbulos vermelhos). Os linfomas podem ainda dividir em não Hodgkin e Hodgkin.

Estes quatro tipos de cancro caracterizam-se por uma divisão e crescimento anormal das células. São caracterizadas também pela perca de funcionalidade/especialização, para que estavam inicialmente programadas.

No comments: